6 Comentários

desde o início do ano, venho pensando muito sobre isso da importância da aparência. numa época em que emagreci bastante, me lembro das pessoas me tratando muito melhor do que tratam hoje, que, apesar de estar mais saudável (mental e fisicamente!), devo passar uma impressão de desleixo e preguiça. é bem real tudo isso. não preciso nem falar que me identifiquei, né?

Expand full comment
author

Perfeita relação! Inclusive, foi num vídeo sobre isso que eu ouvi falar pela primeira vez neste efeito. Era o depoimento de um rapaz que perdeu muito peso, ganhou músculos e relatava como mudou radicalmente a forma como era tratado em diferentes espaços.

Expand full comment
jul 8Gostado por Vinícius Linné

Eu costumo sair de mendiga aqui pra dar esses roles rápidos e não dou muita bola, mas infelizmente o mundo é assim, principalmente o mundo de Tapera. Não dá pra considerar, a gente se banca e não se afeta.

Expand full comment
author

Claro! Nessa situação total. Mas o impacto disso em outros contextos é meio bizarro.

Expand full comment

Bizarro e grave. É difícil se libertar do “parecer”.

Expand full comment

difícil passar do “a primeira impressão é a que fica” para o “as aparências enganam”, porque envolve um esforço deliberado, uma abertura para conhecer melhor o outro. e nem sempre a gente está disposto a rever as considerações que já traçou. quando me pego julgando pessoas que nem conheço apenas pelo que vejo (ou por uma frase que ouvi ou atitude que testemunhei), tento fazer esse esforço de imaginar outras possibilidades, hipóteses e circunstâncias. no fundo, é um exercício de empatia.

Expand full comment